terça-feira, 27 de janeiro de 2009

2009 - Ano do Boi

Ano do Boi traz vacas magras!

«Pequim festejou com mais de 750 mil caixas de fogo-de-artifício o início do Ano do Boi (Búfalo ou Touro). Por momentos, os chineses procuraram esquecer as dificuldades da crise global. No calendário lunar chinês, este é o ano 4706. Os indicadores económicos mostram que poderá ser tudo menos um ano tranquilo. Também em Portugal a comunidade chinesa revela pouca confiança para os próximos 12 meses. No país vivem cerca de 18 mil chineses, que na sua maioria trabalham no comércio. Há praticamente uma loja chinesa em cada rua nas cidades, vendem de tudo um pouco, mas perante a reviravolta provocada em 2008 pelo Ano do Rato, que é predestinado a mudanças profundas, "as lojas chinesas vendem cada vez menos", disse ao CM Chian Jian, presidente da Associação dos Empresários Chineses em Portugal. Proprietário de 80 lojas em Lisboa e Porto Alto (Benavente), Chian Jian, há 18 anos em Portugal, considera que 2008 foi o pior ano de sempre para a comunidade. O empresário explica que para os chineses "o Ano do Boi é encarado como um ano com muito trabalho mas pouco dinheiro". O ano do zodíaco chinês, que irá terminar a 13 de Fevereiro de 2010, deve ser entendido como um ano destinado a semear aquilo que "só mais tarde se poderá colher, pois sem cultivar os objectivos nunca se irá obter frutos". Em Porto Alto, centro de venda a retalho das mercadorias chinesas que já entraram nos hábitos portugueses pelos preços baixos, estes dias são de menor movimento. "Muitos chineses aproveitam 15 dias para ir à China visitar a família." O início do ano lunar representa no Oriente a celebração de uma festa semelhante ao Natal no Ocidente. "Há troca de presentes, de comida e dinheiro", disse Xie Rinshu, lojista. A falta de poder de compra dos portugueses leva muitos chineses a partir para a China e a não regressar. "Há lojas que fecharam", confirma Chian Jian. O regresso à China parece não ser também a solução. "A economia do país corre o risco de estagnar", considera Gordon Chang, autor do livro ‘O Próximo Colapso da China’. E o Ano do Boi prevê-se que seja um ano de vacas magras: só na China há cerca de 200 milhões de desempregados.»
in Actualidade - Correio da Manhã

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"Por dentro" da Apple

Documentário sobre design mostra “estúdio secreto” da Apple «Objectified» é um documentário sobre desenho industrial. Consiste na visita aos bastidores da criação de objectos que estão no nosso dia a dia – de escovas de dentes a gadgets de ultima geração. O filme vai estrear em Março. Além do interesse despertado pelo tema em si, há uma entrevista que está a atrair atenção em especial – a de Jonthan Ive, chief designer da Apple. Ele foi filmado no seu “estudio secreto”, local onde o acesso é muitíssimo restrito. Confira já o trailer:

Posse de Obama

«As expectativas eram enormes de todos os lados. Uns porque acreditam no novo mundo, outros porque querem voltar à aliança com os EUA, muitos porque escolheram esta nova face da América para integrarem o sistema geo-político sob a sua hegemonia. O discurso de posse fez, em 18 minutos, a transição entre o empolgamento mítico da campanha eleitoral e a gestão política realística do cargo mais difícil da hora actual, embora dando fortes sinais de mudança. Começou pelo vocativo "Cidadãos!", em vez do "Americanos!" Sem cidadania a nacionalidade pode não bastar. Depois apelou aos americanos para se inspirarem na sua "melhor História", e não em toda a história como se pensa. E iniciou o mandato anunciando o fecho das prisões de Guantánamo. Faltava um humanista deste género no nosso mundo.»
João Medeiros Ferreira in Bilhete Postal - Correio da Manhã

Amor francês!

"Curta metragem em 2D, de traço simples que tem como banda sonora a música «A quoi ça sert l´amour?» (Para que serve o amor?), num dueto entre Edith Piaf e Théo Sarapo e onde estes dão voz aos prós e contras do amor. A animação é da autoria do francês Louis Clichy, que acabou por chamar a atenção da Pixar, que o contratou como animador 3D."

A quoi ça sert, l’amour?
On raconte toujours
Des histoires insensées
A quoi ça sert d’aimer?
L’amour ne s’explique pas!
C’est une chose comme ça!
Qui vient on ne sait d’où
Et vous prend tout à coup.
E você já viveu um amor ao estilo francês?

sábado, 24 de janeiro de 2009

Bronze Pop ArT

Pop ArT

O Pop art surgiu como uma rebelião/revolta aos estilos convencionais de arte, trazendo de volta as realidades do dia-a-dia e a cultura popular. Esta nova modalidade de manifestação artística surgiu na Inglaterra, porém teve o seu pleno desenvolvimento em Nova York, EUA, nos anos 60. O pop art começou a ganhar forma e notoriedade quando alguns artistas, depois de estudarem símbolos e marcas da publicidade, começaram a transformar isso em arte. O objectivo principal dos artistas do pop art era criticar a sociedade por causa do consumismo. O épico foi sendo transformado pelo cotidiano, eram usados quadrinhos, ilustrações e anúncios publicitários, além de tinta acrílica, poliéster, látex, etc, como materiais artísticos. Entre os principais artistas do Pop Art, destacam-se Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein e Andy Warhol.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Dsquared Men Gold Fever!

Dsquared 2009 Spring Collection

Absolutamente Fantástica!

Book Suggestion «O Economista Natural»

O Economista Natural - Em busca de explicações para enigmas do quotidiano de Robert H. Frank
  • "Os fãs do Freakonomics vão simplesmente adorar este livro! O mais interessante da Economia não acontece na sala de aula ou nas fórmulas e gráficos que poucos entendem, mas sim no mundo real: na nossa casa, no carro, quando vamos às compras, e às vezes na rua. Desde 1980 que o economista e professor Robert Frank pede aos seus alunos que descubram e coloquem questões sobre os enigmas da vida quotidiana e pede-lhes para os explicar em termos económicos. As suas questões - e as surpreendentes respostas - revelam como a Economia realmente funciona.O Economista Natural demonstra como os conceitos básicos da Economia ajudam a responder às mais diversas questões, tais como porque é que as modelos femininas ganham muito mais do que os modelos masculinos, porque é que os telecomandos têm tantos botões se só usamos três ou quatro, porque é que as crianças são obrigadas a usar cintos de segurança nos carros mas não nos aviões ou porque é que são as baleias que estão em extinção e não as galinhas.Não há maneira mais divertida e eficaz de aprender os princípios básicos da Economia que ler este livro."

Dsquared2, Duelo de Titãs 90's

Dsquared2 aposta no duelo entre as duas supermodels dos anos 90, Linda Evangelista e Naomi Campbell. O clique, que simula uma briga entre opostos, foi feito pelo fotógrafo Steven Meisel (mesmo da campanha da Louis Vuitton com a Madonna). O anúncio divulga a coleção Primavera/Verão da Marca.

Concertos Flash - Vodafone

«A operadora recuperou a iniciativa Concertos Flash e vai promover espectáculos em vários cidades entre as quais Porto, Évora, Coimbra e Faro. O primeiro concerto realiza-se já hoje, no Coliseu do Porto e tem David Fonseca como cabeça de cartaz. Durante o mês de Fevereiro vão ainda realizar-se mais dois Concertos Flash, respectivamente em Coimbra e Faro. O projecto Concertos Flash da Vodafone realizaram-se pela primeira vez de Abril a Agosto de 2007 e percorreram seis cidades.»

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Parados na neve ou no tempo?

«O cenário de neve com que todos fomos brindados nos últimos dias, elevando até cidades costeiras à categoria de belíssimos postais de Inverno, não deixou toda a gente satisfeita. As notícias que nos chegaram de longas horas perdidas em filas de trânsito nas principais estradas, esperando que o gelo derretesse e a neve fosse afastada não faz sentido. E menos sentido faz ainda que, no terreno, ou nos centros de decisão, ninguém tivesse mexido uma palha para fazer chegar às centenas de pessoas que ficaram retidas - algumas em autocarros de transporte público - um alimento ligeiro, uma bebida quente e uma palavra de conforto. A imagem de meia dúzia de pessoas que, a meio da noite, preferiu fazer a pé quatro ou cinco quilómetros entre o local onde tinha sido parada e a cidade de Amarante dá uma ideia de como temos ainda muito caminho a percorrer quando se trata de assegurar a todos assistência, segurança, bem-estar, sobretudo quando as condições são adversas. Basta olharmos para o estrangeiro para imaginarmos o que nos aconteceria se estivéssemos perante um enorme nevão. Sal para limpar as estradas do gelo, limpa-neve em número suficiente para deixar a estrada livre de obstáculos e brigadas de trânsito com viaturas 4x4 para poderem chegar a todo o lado onde alguém esteja aflito é o mínimo que se pode pedir. Tendo esse mínimo, é essencial que haja uma coordenação de serviços séria, para que quem anda no terreno saiba o que anda a fazer, sendo dispensável o tipicamente português voluntarismo, que normalmente esconde uma incapacidade séria e profissional de resposta. Dizer aos automobilistas que devem consultar os sites antes de se fazerem à estrada é anedótico, próprio de parolos novos-ricos. Basta pensar nos agricultores sem site ou nos automobilistas que momentaneamente estejam incapacitados de os consultar. É preciso que os ecrãs das estradas estejam com informação actualizada e que, onde não houver ecrãs, haja painéis móveis com essa informação ou autoridades a fornecê-la pessoalmente. E que se perceba que, no trânsito, o grande aliado das autoridades são as rádios e que é possível pedir aos responsáveis das emissoras que nos momentos críticos aumentem o número de informações que é necessário passar. O que não se pode é deixar entrar viaturas para um "buraco" onde depois ficam longas horas retidas. E menos ainda fazer-nos crer que essa é uma situação normal a que não se pode dar resposta porque as condições são adversas. O pior tempo que temos não tem a ver com neve nem nevoeiro. O pior de tudo é vivermos atrasados no tempo!»
José Leite Pereira in http://jn.sapo.pt

Madonna strikes a pose for Louis Vuitton!

«A cantora pop Madonna foi escolhida para ser a nova cara da campanha de Primavera/Verão 09 da marca Louis Vuitton. Segundo a Latinspots a decisão de tornar Madonna a cara da marca de luxo de carteiras e acessórios foi do designer Marc Jacobs. As fotos são da autoria do fotógrafo de moda Steven Meisel, que optou por um cenário retro em tons sépia, que faz alusão aos clássicos cafés de Paris dos anos 40. Em grande evidência nas imagens estão as pernas musculadas da artista.»

Book Suggestion «A Minha Escola não é Esta»

A Minha Escola não é Esta - Dificuldades de aprendizagem e comportamento em crianças e adolescentes de Pedro Strecht
  • "Há demasiadas crianças e adolescentes que fazem da escola um problema para si e para os outros: pais, família, professores, sociedade em geral. São rapazes e raparigas que, mesmo possuindo capacidades cognitivas suficientes para progredirem mais e melhor, não conseguem aprender, e expressam o seu mal-estar interior em múltiplos problemas de comportamento, desde a hiperactividade à agressividade, ao desinteresse e ao abandono escolar.Em Portugal, os números falam por si, numa área muito importante como esta, os resultados em língua portuguesa e matemática são maus, todos os anos abandonam a escola um número muito significativo de alunos, as denúncias de agressões multiplicam-se, os consumos de substâncias aditivas preocupam, a desmotivação dos professores sente-se, os Serviços de Psicologia e Orientação, as Equipas de Pedopsiquiatria e as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo são constantemente solicitadas a intervir em situações de dificuldades de aprendizagem e comportamento em meio escolar."

Reinvention bY Madonna

A Rainha da Pop, como é apelidada, mostra-se numa nova fase da sua vida/carreira. As fotos para a W Magazine falam por si. Confira já e dê a sua opinião!

O Regresso...

Após algumas semanas de completa ausência bloguística e com um ano a mais de vida cá me encontro eu de volta aos "assuntos virtuais". Uma renovada e apelativa imagem do blog está a ser implementada e os assuntos dentro das temáticas habituais vão regressar.
A todos os seguidores, Obrigado e Votos de Boas Visitas!