domingo, 26 de outubro de 2008

Interview «O que é uma Marca?»

Todos os dias convivemos e ouvimos falar de Marcas...mas afinal o que são essas "coisas"? Para dar solução a esta dúvida fica a resposta de uma pessoa bastante entendida na matéria:

Carlos Coelho, Presidente da Ivity

“Começando por situar-nos um pouco, nomeadamente tendo em conta o lançamento do seu livro «Brand Taboos», em 2007, o Carlos colocou ao mercado - e aos leitores - uma série de questões, alinhavadas em sequência, quase que também como uma reflexão que era pessoal. Perguntava «o que é uma marca?» e seguia depois a questionar se seria o logótipo, o símbolo, o produto, as pessoas, o serviço, uma experiência, uma promessa… Enfim uma série de questões, que lhe devolvemos agora: afinal de contas, o que é uma marca?

Carlos Coelho - Antes de responder, ou para lhe responder o que é uma marca, explico-lhe porquê também o livro dos tabus das marcas: foi uma forma que eu e o Paulo Rocha utilizámos para explicar o lado de trás das marcas, explicando ‘devagarinho’ o que é uma marca, enquanto tentávamos enfrentar uma série de perguntas básicas, que normalmente as pessoas ou têm vergonha ou não tiveram oportunidade de colocar; ou a celeridade dos processos não permita esclarecer uma série de dúvidas que se têm. Dito isto, há muitas definições do que é uma marca. Definições muito técnicas. Para mim, no fundo, uma marca é um espaço de relação entre uma coisa e uma pessoa. É uma interface de relação que tem uma fisicalidade, um nome, um conjunto de expressões físicas; que permitem estabelecer um ponto de contacto entre um produto, um serviço e um consumidor. E que tem, como objectivo, a geração de lucro. E aqui é que talvez seja um ponto interessante a observar: o lucro não é apenas dinheiro, e não está apenas de um lado. A melhor marca é aquela que consegue gerar lucro para quem vende e para quem compra. Eu procuro, numa marca, ter lucro. E o que é que significa “ter lucro”? Bom, compra-se um carro porque tem melhor performance; compra-se uma roupa porque nos sentimos melhor com ela que com outras; compra-se um determinado computador porque tem um processador melhor… Seja verdade ou seja mentira, seja enquadrado no campo da racionalidade ou da emocionalidade, eu tenho, enquanto consumidor, de ter lucro. A marca tem de me entregar lucro; e tem de criar lucro para si. Portanto, da duplicidade de forças que há, entre quem vende e quem compra - e do lucro que as partes procuram, resulta uma marca.”
Definição: Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
  • Para ti o que consideras ser uma marca?
  • Usas marcas ou simplesmente ignoras tudo o que foi dito anteriormente?

(Deixa aqui a tua opinião ou envia para karmeting@gmail.com!)

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