quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Interview «Filomena Franco no Remo»

Depois de toda a azáfama vivida num contexto mundial durante a realização dos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 o que é feito dos "heróis" que durante dias representaram Portugal nas mais diversas modalidades? Será assim tão efémera a vontade que todo o mundo tem em glorificar os atletas que durante os dias em que estes aparecem na TV, dão entrevistas a tudo o que é comunicação social e surgem em tudo o que é anúncio vivem como sendo os heróis de uma nação?...é justo resumir a existência e prestação destes atletas a dezenas de dias num campeonato de Jogos Paralímpicos? A resposta a estas questões cabe a cada um de nós responder porque num dia consideramos que tudo é espectacular e no dia seguinte já tudo se esqueceu!
Karmeting entrevista uma das atletas:
  • Nome: Filomena Maria Rosa Esteves Franco
  • Idade: 33 anos
  • Modalidade: Remo - skiff - 1000m

1- Como descreves um dia-a-dia na tua vida? "No meu dia-a-dia tento ser feliz, viver cada dia os sonhos da minha vida e tentar viver sempre com um sorriso, para que a vida também me sorria. Viver como se cada dia fosse o último da minha vida... enfim tentar todos os dias ser feliz!"

2- Como foi a tua experiência de participação pela 1ª vez nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008? "Essa pergunta é difícil pois não consigo descrever a alegria e emoção que senti... só lá estando é que se consegue perceber e mesmo assim é difícil, cada dia é diferente um do outro. Aquele calor, aquele carinho que todos nós sentimos uns pelos outros faz-nos acreditar que tudo pode ser diferente basta aceitarmo-nos uns aos outros, e principalmente não sentirmos vergonha da nossa situação, e posso dizer que a experiência foi uma lição de vida, um dos sonhos tornados realidade, fez-me voltar a gostar de mim, por isso posso dizer que me mudou a vida."

3- Durante a tua participação nos Jogos Paralímpicos sentiste-te discriminada de alguma forma? "Não... Nunca, em momento algum, éramos todos diferentes e todos iguais existia sempre um sorriso, era mesmo um mundo diferente."

4- E no regresso a Portugal? "No meu regresso tudo continua na mesma, sou a pessoa simples que sempre fui... continuo a ter os meus sonhos e a tentar conseguir realiza-los mas com mais força... no meu regresso percebi que a vida vale sempre a pena ser vivida!"

5- Que objectivos tens para um futuro próximo? "Ser feliz... e claro realizar os meus sonhos!"

6-Para terminar: O que mudou no “teu mundo” após a ida a Pequim como representante de Portugal no Remo? "Mudou a minha forma de pensar, quero acreditar que o remo não pode morrer... pelo Sr. Redondo (antigo treinador, que faleceu) quero levar este sonho até ao fim e não vou desistir, ser representante de Portugal no Remo é a vitória que dedico ao Sr. Redondo e ao meu pai que, infelizmente já não estão entre nós, mas que sempre acreditaram na minha ida a Pequim."

Obrigado Mena! Parabéns!

Sem comentários: